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sexta-feira, 27 de abril de 2012

5 Conceitos ultrapassados que deveriam ser removidos do sistema educacional

Por: Bohemian Mom/Activist post
Nos EUA muitos pais ensinam seus filhos em casa, uma prática até comum. No Brasil isso não seria viável, por várias razões, mas nesse artigo, essa mãe levanta algumas questões muito interessantes sobre o ensino e como devemos começar a pensar para que nossos filhos possam contribuir verdadeiramente com o desenvolvimento do planeta utilizando todo seu potencial. Confira:

Como uma mãe desescolarizada, muitas vezes eu luto com os pensamentos do que acontece com todas as outras crianças que ainda estão no sistema escolar público. Enquanto acreditamos firmemente nos benefícios de ter os nossos filhos em casa e seguindo um estilo de vida desescolarizado, eu sei que isto simplesmente não é possível para todos.

Eu sinto que o sistema público de ensino é um modelo completamente ineficaz para a obtenção de conhecimento. Nossos sistemas de escolas públicas estão profundamente enraizadas em uma mentalidade arcaica que devemos considerar atualizar para acompanhar os atuais avanços tecnológicos e sociais.

Com os objetivos fundamentais da felicidade, confiança, segurança, e incentivando as crianças a buscar sua própria paixão, eu acho que é tempo de olharmos para o que devemos remover da filosofia da escola pública, para que possamos preparar melhor nossos filhos para o mundo real que os espera além da experiência de escola orquestrada.

A separação das crianças por faixa etária

A prática de crianças separadas por idade só favorece a ideia de que não podemos trabalhar com os outros que são diferentes. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Não só é trabalhar com diferentes faixas etárias bom para o desenvolvimento, mas também mantém em mente as taxas altamente variáveis ​​em que as crianças se desenvolvem. Nem todas as crianças de cinco anos de idade estão no mesmo nível. Por que não oferecer-lhes a oportunidade de aprender com crianças mais velhas, ou  permiti-las ajudar os mais jovens?

Ter uma vasta gama de idades em uma sala de aula vai fazer algumas coisas. Para começar, as crianças parecem se beneficiar muito por aprenderem com crianças mais velhas, já que gostam de imitar os irmãos mais velhos e pares. As crianças mais velhas ganham confiança e orgulho em ajudar os outros e aprendem a ser mais tolerantes e atenciosos com os outros quando eles estão ajudando as crianças mais novas. Isso beneficia a todos e pode ser facilmente arranjado.
Programas de tutoria são maravilhosos e eles trabalham bem. Mas por que não oferecer o mesmo tipo de interação na escola? Instituir uma faixa etária de 3-4 níveis de ensino, possivelmente em conjunto, pelo menos para determinados assuntos e atividades. brincar com isso e ver o que funciona melhor para os alunos. Escolas Montessori já estão fazendo isso e funciona bem para promover a criatividade e a auto-estima. Duas coisas que parecem estar caindo no esquecimento em nosso sistema de ensino no momento.

Testes

Quando os resultados dos testes sobem, devemos preocupar-nos, por causa de quão pobre medida elas são sobre o que importa, e o que você costuma sacrificar em um esforço desesperado para elevar a pontuação. -Alfie Kohn
Testar os nossos filhos nos é vendido sob os auspícios da prestação de contas. Como saberemos o que nossos filhos conhecem e se os professores estão fazendo seu trabalho sem os testes, eles nos dizem. Prestação de contas deve vir dos pais e da felicidade das crianças. Nem todos estarão satisfeitos, mas se o sentimento geral é positivo e as crianças gostam de seus dias, isso deve ser suficiente. Novamente, se os pais tinham escolhas, eles poderiam simplesmente escolher uma escola que enfatiza o teste ou uma que não o faz.

Testar as crianças não é mais uma medida precisa de sua capacidade. Além disso, muitos professores reclamam que estão perdendo qualquer autonomia que tiveram uma vez na sala de aula, em um esforço para ensinar para os testes. A qualidade e flexibilidade do ensino cai uma vez que o foco é apenas perguntar o que os fabricantes de teste acham que é importante. Enquanto isso, as crianças estão tendo a criatividade e a diversidade sugadas para fora de suas vidas. Finalmente, todas as respostas para as perguntas sobre estes chamados testes poderiam ser encontrados ou calculados com um tablet em segundos. Então, realmente, qual é o ponto?

Trabalho duro

Trabalho duro é um componente enorme da lição de casa e da necessidade das crianças estarem na escola tantas horas por dia. Relaxamento ou tempo livre não é nada apreciado, mas todos nós precisamos dele. Jogar jogos e interagir com os pais e irmãos é uma maneira muito mais útil das crianças passarem o seu tempo. Se eles terminaram o seu trabalho em sala de aula, permita e incentive que eles façam o que quiserem. Eles vão ainda estar ocupados, mas ocupados trabalhando no que tem valor para eles. Isso não é suficientemente importante? Mesmo forçá-los a fazerem atividades extracurriculares em tempo integral pode ser prejudicial.

Na minha opinião, dever de casa deveria deixar de existir (Eu posso ouvir todas as crianças torcendo agora). Quando um aluno da segundo série está na escola durante todo o dia, cinco dias por semana, porque diabos que eles precisam fazer mais trabalho de escola? É uma loucura! Deveres fúteis apenas para ter a aparência de que eles estão sempre trabalhando ou sempre aprendendo. Eu tenho notícias para você, pois eles estão sempre aprendendo, e, geralmente, de forma mais eficaz através da brincadeira. Livre-se dos trabalhos de casa, e permita as crianças tempo para estar com amigos e família, jogar, e ver o mundo em seus próprios termos.

Longas horas fora de casa

Pedimos que as crianças façam a maior parte do dia o que poucos adultos são capazes de fazer em uma hora. Quantos de nós, atendendo, por exemplo a uma palestra que não nos interessa, podemos manter as nossas mentes sem vagar? Quase ninguém. - John Holt

Simplificando, nossas crianças estão sobrecarregadas e separadas por horas, distantes demais de sua família. Os laços familiares são extremamente importantes para o desenvolvimento da criança, especialmente quando os filhos são jovens. Interação com seus irmãos, pais, parentes e animais de estimação é vital para sua formação de identidade. Neste ponto, vemos nossos filhos por um tempo muito limitado durante o dia, e o tempo rapidamente é devorado com deveres, atividades extracurriculares, trabalhos de casa, banhos, jantar e dormir.

Corte as horas que eles estão em sala de aula gastos em meios tradicionais de educação. Se temos turmas menores, então 4 horas por dia devem ser suficientes para ganhar o que atualmente é alcançado em 7 ou mais horas. Se os pais lutam com compromissos de trabalho, então use esse outro tempo para permitir as crianças saídas criativas para explorar seu mundo. Plantar jardins, permitir tempo de computador, combinar aprendizagem com crianças mais velhas, etc. Deixe as crianças decidirem o que querem fazer e as permita envolver-se nas atividades.

Sensação institucional das salas de aula

Se você queria criar um ambiente de educação que fosse diretamente oposto ao que o cérebro é bom em fazer, você provavelmente projetou algo como uma sala de aula.- João Medina

Escolas e salas de aula possuem muito sentimento institucional, que é frio e insalubre. As regras opressivas são cada vez mais parecidas com prisões. Isso sufoca a criatividade e curiosidade e faz com que nossos filhos aceitem uma vida limitada. Eu sei que a construção de novas escolas não é possível, mas trazer o ar livre para o interior, permitindo aula ao ar livre, pintura colorida, e incentivando as idéias das crianças são todas coisas que podem ser feitas para ajudar nesse sentido.

Quando uma nova escola está sendo construída considere o que favoreceria a sua própria criatividade, o que ajudaria a permitir que você visse o mundo e todas as suas possibilidades. Isso não é o melhor que podemos dar aos nossos filhos?

A conclusão é que não importa o que você acha do ensino em casa ou descolarização, o sistema de educação pública precisa de uma mudança de paradigma enorme. Como poderia ser ruim incorporar novas idéias em sala de aula? Eu sei que muitos de vocês provavelmente questionam a forma de financiar essas mudanças. Mas novamente eu diria que pode não ser sobre aumentar os recursos, mas sim uma simples mudança de como e o que estamos financiando.
Você talvez diga que sou um sonhador, mas eu não sou o único. - John Lennon.

Eu sei que há mais pessoas lá fora que vêem as armadilhas no caminho de como nossos filhos estão sendo educados. Vamos ficar juntos e fazer uma mudança!
Fonte: Activist post

Um comentário:

  1. O SISTEMA É ESCRAVAGISTA, ALIENÍGENA , INUMANO E ANTROPOFÁGICO, O QUE ESPERAR DE SEU "ENSINO"? Sinto muito, sou grato.

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