1. Você é criativo. O artista não é uma pessoa especial, cada um de nós é um tipo especial de artista. Cada um de nós nasce um pensador criativo, espontâneo. A única diferença entre pessoas que são criativas e pessoas que não são é uma simples crença. As pessoas criativas acreditam que são criativas. As pessoas que acreditam que não são criativas, não são. Depois de ter uma identidade particular e um conjunto de crenças sobre si mesmo, você se interessou em buscar as habilidades necessárias para expressar sua identidade e suas crenças. É por isso que as pessoas que acreditam que são criativas tornam-se criativas. Se você acha que não é criativo, então não há necessidade de aprender a tornar-se criativo. A realidade é que, crer que você não seja criativo é uma desculpa para não ter de tentar algo novo. Quando alguém lhe diz que não é criativo, você está falando com alguém que não tem interesse e não fará nenhum esforço para ser um pensador criativo.
2. O pensamento criativo é um trabalho. Você deve ter paixão e a determinação de mergulhar no processo de criação de ideias novas e diferentes. Então você deve ter paciência para perseverar contra todas as adversidades. Todos os gênios criativos trabalham apaixonadamente duro e produzem um número incrível de idéias, a maioria das quais são ruins. Na verdade, mais poemas ruins foram escritos pelos maiores poetas do que pelos poetas menores. Thomas Edison criou 3000 idéias diferentes para sistemas de iluminação antes de avaliar sua praticidade e lucratividade. Wolfgang Amadeus Mozart produziu mais de seiscentas peças de música, incluindo quarenta e uma sinfonias e 40 e tantas óperas durante sua curta vida criativa. Rembrandt produziu cerca de 650 pinturas e 2.000 desenhos e Picasso executou mais de 20.000 obras. Shakespeare escreveu 154 sonetos. Alguns eram obras-primas, enquanto outros não eram melhores do que seus contemporâneos poderia ter escrito, e alguns foram simplesmente ruins.
3. Você deve adaptar-se aos movimentos de ser criativo. Quando você está produzindo idéias, você está reabastecendo neurotransmissores ligados a genes que estão sendo ligados e desligados em resposta ao que seu cérebro está fazendo, que por sua vez está a responder aos desafios. Quando você atravessar os movimentos de tentar chegar a novas idéias, você está energizando seu cérebro, aumentando o número de contatos entre os neurônios. Quanto mais vezes você tentar obter idéias, mais ativo seu cérebro torna-se e mais criativo você se torna. Se você quiser se tornar um artista e tudo que você fez foi pintar um quadro a cada dia, você vai se tornar um artista. Você não pode tornar-se outro Vincent Van Gogh, mas você vai se tornar mais um artista do que alguém que nunca tentou.
4. Seu cérebro não é um computador. Seu cérebro é um sistema dinâmico que evolui seus padrões de atividade ao invés de os computar como um computador. Ele vive com a energia criativa de feedback a partir de experiências reais ou fictícias. Você pode sintetizar a experiência, literalmente criá-la em sua própria imaginação. O cérebro humano não pode dizer a diferença entre uma experiência "real" e uma experiência vívida e imaginada em detalhes. Esta descoberta é o que permitiu Albert Einstein de criar seus experimentos de pensamento com cenários imaginários que levaram às suas idéias revolucionárias sobre tempo e espaço. Um dia, por exemplo, ele imaginava se apaixonar. Então ele imaginou encontrar a mulher que se apaixonou por duas semanas depois que ele se apaixonou. Isto levou a sua teoria da causalidade. O mesmo processo de síntese de experiência permitiu Walt Disney trazer suas fantasias para a vida.
5. Não há uma resposta certa. A realidade é ambígua. Aristóteles disse que é A ou não-A. Ele não pode ser ambos. O céu é azul ou não azul. Este é o pensamento preto e branco como o céu é de um bilhão de diferentes tons de azul. Um feixe de luz é uma onda ou não uma onda (A ou não-A). Físicos descobriram que a luz pode ser uma onda ou partícula dependendo do ponto de vista do observador. A única certeza na vida é a incerteza. Ao tentar obter ideias, não censure ou as avalie conforme elas ocorrem. Nada mata mais rápido a criatividade do que auto-censura de idéias ao gerá-las. Pense em todas as suas idéias como possibilidades e gere tantas quanto você puder antes de decidir quais escolher. O mundo não é preto ou branco. É cinza.
6. Nunca pare com sua primeira idéia boa. Sempre se esforce para encontrar uma ainda melhor e continue até você ter uma que é ainda melhor. Em 1862, Phillip Reis demonstrou sua invenção que podia transmitir música ao longo dos fios. Ele estava a dias de melhorá-la em um telefone que pudesse transmitir a fala. Cada profissional de comunicação na Alemanha o dissuadiu de fazer melhorias, como eles disseram que o telégrafo é bom o suficiente. Ninguém iria comprar ou usar um telefone. Dez anos depois, Alexander Graham Bell patenteou o telefone. Spencer Silver desenvolveu um novo adesivo para a 3M, que grudava a objetos, mas poderia facilmente ser retirado. Foi comercializado pela primeira vez como um adesivo de quadro de avisos para que as placas pudessem ser movidos facilmente de um lugar para outro. Não havia mercado para isso. Um dia, Arthur Fry, outro funcionário da 3M, foi cantar no coro da igreja quando seu marcador de página caiu fora do seu hinário. Fry revestiu seus marcadores de páginas com adesivo de Silver e descobriu que os marcadores permaneceram no local, mas decolaram sem danificar a página. Daí as notas Post-it nasceram. Thomas Edison estava sempre caminhando de uma idéia para outra em seu trabalho. Ele iniciou seu trabalho a partir do telefone (sons transmitidos) para o fonógrafo (sons gravados) e, finalmente, para o cinema (imagens gravadas).
7. Espere a negatividade dos peritos. Quanto mais experiente e especializado a pessoa se torna, mais se estreita a sua mentalidade e mais preocupada em confirmar o que ela acredita ser absoluto. Consequentemente, quando confrontado com ideias novas e diferentes, seu foco será em conformidade. Será que conforma com o que eu sei que é o certo? Se não, os peritos passam o tempo todo mostrando e explicando por que não pode ser feito e por que ele não pode funcionar. Eles não vão procurar maneiras de fazê-lo funcionar ou criá-lo porque isso pode demonstrar que o que eles consideravam como absoluto não é absoluto na verdade. É por isso que quando Fred Smith criou Federal Express, cada perito em entrega nos EUA previu sua morte certa. Afinal, diziam eles, se este conceito de entrega era factível, os Correios ou a UPS teria feito isso há muito tempo.
8. Confie nos seus instintos. Não se deixe desanimar. Albert Einstein foi expulso da escola porque a sua atitude teve um efeito negativo sobre os estudantes sérios, ele fracassou em seu vestibular e teve de assistir a uma escola de comércio por um ano antes de finalmente ser admitido, e foi o único em sua classe de graduação que não conseguiu uma posição de ensino, porque nenhum professor poderia recomendá-lo. Um professor disse que Einstein era "o cão mais preguiçoso" que a universidade já teve. Foi dito aos pais de Beethoven que ele era burro demais para ser um compositor de música. Walt Disney foi demitido de seu primeiro emprego em um jornal porque "faltava-lhe imaginação." Thomas Edison tinha apenas dois anos de escolaridade formal, era totalmente surdo de um ouvido e tinha dificuldade de ouvir com o outro, foi demitido de seu primeiro trabalho como jornaleiro e, posteriormente, demitido de seu emprego como telegrafista e ainda se tornou o inventor mais famoso na história de os EUA
9. Não há tal coisa como fracasso. Sempre que você tentar fazer algo e não conseguir, você não falha. Você aprendeu algo que não funciona. Sempre pergunte "O que aprendi sobre o que não funciona?", "Isso pode explicar uma coisa que eu não tenha pensado em explicar?", E "O que eu descobri que eu não tenha pensado em descobrir?" Sempre que alguém lhe diz que nunca cometeu um erro, você está falando com alguém que nunca tentou nada de novo.
10. Você não vê as coisas como elas são, você as vê como você é. Interprete suas próprias experiências. Todas as experiências são neutras. Elas não têm nenhum significado. Você dá a elas significado pela forma que você escolhe interpretá-las. Se você é um sacerdote, você vê evidências de Deus em toda parte. Se você é ateu, você vê a ausência de Deus em todos os lugares. IBM observou que ninguém no mundo tem um computador pessoal. IBM interpretou que isso significa que não havia mercado. Os que abandonam a faculdade, Bill Gates e Steve Jobs, olharam para a mesma ausência de computadores pessoais e viram uma grande oportunidade. Uma vez Thomas Edison foi abordado por um assistente, enquanto trabalhava no filamento da lâmpada elétrica. O assistente perguntou a Edison por que ele não desistia. "Afinal", ele disse, "você falhou 5.000 vezes." Edison olhou para ele e disse-lhe que ele não entendeu o que o assistente quis dizer por fracasso, porque, Edison disse: "Eu descobri 5000 coisas que não funcionam." Você constrói sua própria realidade, como você escolhe interpretar suas experiências.
11. Sempre aborde um problema em seus próprios termos. Não confie em sua primeira perspectiva de um problema, pois ela será muito inclinada para a sua forma habitual de pensar. Sempre olhe para o seu problema a partir de múltiplas perspectivas. Lembre-se sempre que o genial é encontrar uma perspectiva que mais ninguém viu. Procure maneiras diferentes de olhar para o problema. Escreva a declaração do problema várias vezes usando palavras diferentes. Pegue outra personalidade, por exemplo, como é que outra pessoa o vê, como é que Jay Leno, Pablo Picasso, George Patton vêem? Desenhe uma imagem do problema, faça um modelo, ou molde uma escultura. Dê um passeio e olha para as coisas que representam metaforicamente o problema e force conexões entre essas coisas e o problema (Como uma vitrine quebrada se relaciona com o meu problema de comunicação com meus alunos?) Pergunte aos seus amigos e estranhos como eles vêem o problema. Peça a uma criança. Como uma criança de dez anos o resolveria? Peça a um avô. Imagine que você é o problema. Quando você mudar a maneira como você olha as coisas, as coisas que você olha mudam.
12. Aprenda a pensar não convencionalmente. Gênios criativos não pensam analiticamente e logicamente. Pensadores convencionais, lógicos, analíticos são pensadores exclusivos o que significa que excluem todas as informações que não estão relacionadas com o problema. Eles procuram maneiras de eliminar possibilidades. Gênios criativos são pensadores, inclusive, o que significa que procuram maneiras de incluir tudo, inclusive coisas que são diferentes e totalmente independentes. Gerar associações e conexões entre coisas independentes ou diferentes é a forma como eles provocam padrões de pensamento diferentes em seu cérebro. Estes novos padrões levam a novas conexões que lhes dão uma forma diferente de se concentrar nas informações e maneiras diferentes de interpretar o que eles estão focando. Isto é como as ideias originais e verdadeiramente novas são criadas. Albert Einstein certa vez observou "A imaginação é mais importante do que conhecimento. Pois conhecimento limita-se a tudo o que agora conhecemos e entendemos, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, e tudo o que sempre existirá para conhecer e compreender."
E, finalmente, a Criatividade é paradoxal. Para criar, a pessoa deve ter conhecimento, mas esquecer o conhecimento, deve ver conexões inesperadas nas coisas, mas não ter um transtorno mental, deve trabalhar duro, mas gastar o tempo fazendo nada conforme a informação é processada, deve criar muitas idéias ainda a maioria delas serão inúteis, deve olhar para a mesma coisa que todos os outros, mas ver algo diferente, deve desejar o sucesso, mas abraçar o fracasso, deve ser persistente, mas não teimoso, e deve ouvir especialistas, mas saber como ignorá-los.
Michael Michalko é o autor do aclamado Thinkertoys: Um Manual de Técnicas de pensamento criativo. Seu livro mais recente Thinkering Creative: Colocar sua imaginação para trabalhar acaba de ser lançado e já está disponível nas livrarias mais importantes. www.creativethinking.net
Eu fiz um curso de criatividade... Fui mt bom, perdi meus paradigmas em relação a muitos limites...
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