Web Toolbar by Wibiya

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Vícios emocionais e como lidar com eles

Por: Konstantin

Muitas pessoas são viciadas em emoções negativas. Não tendo nenhuma inspiração em suas vidas, elas vivem em suas cabeças, remoendo as coisas e sentindo-se mal durante todo o dia. Você é uma dessas pessoas? Eu sei que eu era, e alguns dias, eu ainda sou.

Eu acho que para muitas pessoas, é assim que os vícios externos começam a florescer - eles vêm do vício em emoções internas. Aqui está um cenário:

Você é solteiro, mas você realmente quer uma namorada ou namorado porque se sente solitário. Você não gosta do seu trabalho, ou você odeia sua universidade, ou você simplesmente não vê o ponto da rotina diária que se força a passar. Então, quando você está de volta em casa, sozinho, você executa as coisas em sua mente. Todas as situações negativas dos últimos dias, meses ou mesmo anos. O que não fez, o que você fez de errado, o que você deveria ter feito, etc ... Assim você cria estresse, ansiedade e / ou depressão em si mesmo, apenas pelo pensamento.

Depois de algum tempo, você se torna viciado nessas emoções negativas. Não parece lógico que alguém possa ser viciado em emoções negativas, mas acontece. Eu tenho a sensação de que quando as pessoas se sentem vazias por dentro, quando estão faltando as boas emoções, ou mesmo apenas algumas emoções "normais", elas instintivamente preenchem a lacuna com a negatividade. Não é uma decisão consciente, é um hábito.

Agora, como eu sei disso? Vamos apenas dizer que, depois de fazê-lo por um bom tempo a mim mesmo, de alguma maneira eu cheguei à conclusão de que eu estava fazendo isso. É muito simples. Se você está revivendo as mesmas emoções negativas regularmente e em situações diferentes, então provavelmente você está viciado neles.

Por constantemente criar emoções negativas em si mesmo, dia após dia, semana após semana, ano após ano, você cria as condições que podem levar à dependência externa também.

Por exemplo, algo de ruim acontece com você na universidade ou no trabalho. Então você vai para casa e pensa sobre isso. Agora você se sente ainda pior do que quando isso aconteceu. Então você decide beber uma cerveja ou fumar um cigarro.

A próxima vez que algo ruim acontece, você faz a mesma coisa.

Eventualmente, torna-se um padrão. Evento negativo - o pensamento negativo - emoções negativas - cerveja e um cigarro para matar as emoções negativas. Mas onde está a vida nisso? Isto é vida, ou é meramente existência?

A boa notícia é que tudo isso pode ser mudado. Eu não vou sentar aqui e dizer que darei uma pílula mágica psicológica para resolver seus problemas. Se eu fizesse isso, eu seria um bastardo mentindo e eu encorajo a todos a terem cuidado com pílulas mágicas, sejam químicas ou filosóficas. Elas deixam de fora o fator mais importante - você.

Há muitas coisas que podem ser feitas para melhorar situações como a que acabei de mencionar, mas a principal coisa a lembrar é que você realmente tem que fazer alguma coisa. Caso contrário, não há nenhuma esperança exceto falsa esperança.

Eu falo com um pouco de experiência aqui. Por alguns anos, eu parecia estar vivendo o mesmo dia todos os dias. E como era chato!

Assim, a primeira coisa que você tem a fazer é tomar a decisão de fazer algo e fazê-lo sozinho. Você pode pedir ajuda, você pode ler livros, você pode ler meus artigos, mas se você não fizer alguma coisa, então você não vai chegar a lugar nenhum. Você tem de se comprometer a fazer mudanças internamente.

A segunda coisa que você precisa fazer é observar seus próprios padrões. Dê um passo atrás e observe a si mesmo. Padrões não são fáceis de definir - eles são a causa e efeito no elo da cadeia de relações sob todos os fenômenos que impactam você. Isso inclui as suas sensações, suas emoções, o tempo, outras pessoas e o que elas dizem ou fazem, seus arredores, a poluição, se você se exercita ou não, o que você come, seus pensamentos, suas crenças, as imagens que flutuam em sua mente tudo dia, e muitos outros fatores.

A terceira coisa que você tem é que aprender a quebrar o padrão e fazer isso de forma consistente. Eventualmente, hábitos negativos atrofiam e os novos tomam o seu lugar. Claro, isso não é fácil se você foi condicionado a si mesmo em padrões negativos durante anos. Mas eu definitivamente sei que é possível, porque eu fiz isso. É uma luta. Cada dia é um novo dia de luta para superar seu passado "eu". Você tem que encontrar o espírito de luta dentro de si mesmo para ajudá-lo a continuar e superar a negatividade.

Então, como podemos quebrar os padrões negativos e vícios emocionais? Aqui estão algumas idéias:

Neigong. Isto é o que eu considero ser a maior forma de "meditação". Tai chi é uma forma de neigong. O termo neigong é chinês, é claro, e significa "trabalho interno". Inclui respiração, fortalecimento e movimentos relaxantes, sentir seu próprio corpo e as emoções mais profundamente, e assim por diante ... neigong chinês é o que eu recomendo acima de tudo, mas qualquer tipo de prática meditativa pode ser benéfica. Especialmente qualquer coisa que lhe permitirá "deixar ir".

Exercício. Qualquer tipo de exercício vigoroso pode nos ajudar a mudar o nosso estado interno. Então, quando você sentir que está entrando em um loop negativo, levante-se e faça algo vigoroso. Mesmo 15 minutos podem fazer uma enorme diferença. 

Programação neurolinguística, ou PNL. Esta é apenas uma maneira de olhar para seus próprios pensamentos - que lhe dá uma forma de analisar e organizá-los. Não é para todos, mas pode definitivamente ser útil.

Sair e socializar ou ir a algum evento e não fazê-lo sozinho, é claro. Isto pode tirar sua mente dos pensamentos negativos. Às vezes o que nós precisamos é de pessoas novas em nossas vidas, e não as mesmas pessoas que nos tornaram negativo em primeiro lugar.

Elimine suas âncoras negativas. O que isto significa é que deverá parar de fazer as atividades que colocam você em estados nos quais você não quer estar. Um grande exemplo é desligar a TV e sair do sofá.

Se você cria um hábito de jantar e, em seguida, sentar no sofá e assistir TV, o que se pode esperar? Você pode esperar ter os mesmos pensamentos que você teve da última vez que se sentou no mesmo sofá e assistiu televisão. O sofá torna-se uma âncora que puxa para baixo o seu humor. Eventualmente, apenas sentar fará você se mudar para o lado negro.

Tente todos os itens acima, tente outros em momentos diferentes, experimente suas próprias idéias. E o faça muitas vezes. Um dos meus livros favoritos, o Tao Te Ching, diz que "uma árvore gigante cresce a partir de um pequeno broto." Não é verdade! Nós todos temos que começar em algum lugar no caminho para a auto-realização.

Eu gostaria de terminar este post com algumas perguntas que podem fazê-lo pensar de forma diferente o resto do dia - O que você diz a si mesmo durante todo o dia? O que você pensa sobre si mesmo? Que palavras você usaria para descrever a si mesmo? Como você imagina seu futuro? Como você se tornou quem você é? Como você seria diferente se você fizesse alterações agora? Sua vida seria mais feliz ou mais triste?
Fonte: life-sucks

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...