A conexão corpo-mente se refere à interação de pensamentos, emoções e capacidade física. É uma abordagem a saúde que vai além da biologia pura na identificação e tratamento de doenças e enfermidades.
A medicina moderna ocidental esteve, por muito tempo, principalmente preocupada com as causas biológicas das doenças. O foco estava em patógenos e mutações, e o desvio resultante da função normal. O tratamento foi também focado na eliminação de agentes patogénicos e as mutações (por meio cirúrgico ou químico).
No entanto, há mais em uma doença ou enfermidade do que entrar em contato com germes ou a incapacidade de superar fatores ambientais ou genéticos.
Hoje, um número crescente de médicos que praticam a medicina ocidental estão começando a reconhecer e aplicar o imenso poder da mente para criar um estado de bem-estar no corpo. Há uma consciência crescente do papel mental que o paciente desempenha na cura; e as causas da doença são agora quase universalmente atribuídas, em grande parte, ao estresse emocional.
O que pode surpreendê-lo, então, é que não existe tal coisa como a conexão corpo-mente. Por quê? Porque uma "conexão" implica em duas entidades separadas. Mas a mente e o corpo são inseparáveis. Eles são aspectos da mesma coisa. O corpo (incluindo o cérebro) é uma entidade física e a mente é não-física, no entanto, uma vez que tudo é feito de energia, onde 'termina' a mente e 'começa' o corpo? Como pode a mente, que é energia pura, não ser uma parte intrínseca do corpo, que é a energia localizada vibrando em uma determinada freqüência?
A mente influencia o corpo, e o corpo influencia a mente. Pense na mente e no corpo como aspectos diferentes do conjunto, são dois lados de uma mesma moeda (como você pode ter apenas um lado, certo?).
Sim, isso soa um pouco "corriqueiro", mas você provavelmente já experimentou a manifestação real desta unidade (de novo, não conexão): quando você está deprimido por um período prolongado, a sua saúde sofre. Sempre que você está doente por um período prolongado ou você está lidando com a doença, a sua perspectiva sobre a vida muda. Essas são as grandes coisas que você pode perceber. Mas, mesmo no dia-a-dia, seu humor pode mudar rapidamente e isso terá consequências positivas ou negativas em seu corpo!
Os cientistas provaram que pensamentos repetitivos alteram a química do cérebro, que por sua vez afeta o corpo de formas desejáveis ou indesejáveis. Portanto, não é falta de serotonina, que causa depressão, é a repetição de pensamentos depressivos que causam uma supressão da produção de serotonina - criando um movimento para a depressão. Isto se torna uma espécie de loop infinito de pensamentos negativos, supressão da serotonina, estado de depressão emocional, mais pensamentos negativos, menos serotonina ainda ... e mesmo que os anti-depressivos possam alterar a química do cérebro, se a causa subjacente - persistentes pensamentos negativos - não é dirigida, nenhuma cura real nunca vai acontecer e o paciente será dependente de anti-depressivos.
No entanto, há esperança. O poder da mente pode ser aproveitado em conjunto com o uso de anti-depressivos para iniciar uma espiral ascendente: os antidepressivos alteram a química do cérebro, resultando em um melhor estado emocional, o que por sua vez promove o pensamento positivo, que, se praticado persistentemente, vai melhorar o estado emocional ainda mais.
Aborde sua saúde física, mental e emocional de uma perspectiva holística, onde você possa nutrir todos esses aspectos de si mesmo. Sempre que você melhorar sua saúde mental / emocional, irá melhorar a sua saúde física, e se você não permitir que uma doença física interrompa suas emoções positivas e pensamentos positivos, então a doença será curta e você vai retornar rapidamente a um estado positivo e feliz de ser.
Aqui estão algumas dicas úteis sobre como reverter a tendência do pensamento negativo / sentimento negativo / saúde pobre:
1. Visualize: Em sua imaginação, "veja" e sinta-se em perfeita saúde. Este é um desafio real se você estiver atualmente doente ou tem alguma condição debilitante porque é difícil olhar para além "do que é" e se convencer de que 'o que você quer' ou 'o que pode ser' é possível. A prática diária é uma obrigação, e você pode desenvolver a disciplina de visualizar diariamente.
2. Afirmações: um diálogo interior positivo ajuda a criar o ambiente mental / emocional para uma boa saúde. É um complemento perfeito para visualização e, quando usados consistentemente e repetidamente, realmente funciona para criar mudanças positivas.
3. Meditação diária: quando você se concentrar em sentir-se bem, e você fizer isso de forma consistente e repetidamente, você vai começar a pensar pensamentos mais felizes e sentir as emoções mais felizes. Meditação alivia o estresse, que é a principal causa de doenças e enfermidades (ou um fator importante, se não uma causa direta). Quando você pode diminuir ou eliminar o estresse crônico, é como se um grande peso fosse tirado de seus ombros - sua visão é mais ensolarado, seu humor é melhor, e você rapidamente começar a se sentir melhor.
Tente esta experiência agora para ver o quão poderosa a conexão corpo-mente é para o seu bem-estar: Cruze os braços faça uma expressão triste. Agora diga: "Eu sou feliz." Você não está se sentindo feliz, certo, mesmo que você esteja dizendo isso! Seu corpo está influenciando sua mente com uma atitude fechada de "eu estou vulnerável"! Então, descruze os braços, estenda-os para a frente em um gesto de boas-vindas, sorria e diga: "Eu sou feliz." Você notou como desta vez, você realmente experimentou os sentimentos positivos de felicidade? É incrível, não é?
Portanto, aplique isso quando você se sentir mal de alguma forma (física ou emocionalmente): fique na frente do espelho. Abra sua postura, tanto quanto você puder para expor o seu coração. Sorria para si mesmo, e diga: "Eu sou feliz". Então permita esse sentimento bom permear seu corpo. Repita, muitas vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.