Quando assisti ao filme "Memórias de uma Gueixa", uma coisa que me chamou a atenção foi a forma como os personagens tornavam a simples ação de tomar chá, um grande show de arte, presença e beleza. Eles faziam todos os movimentos com muita calma, tudo seguindo um ritual muito bem elaborado, fazendo com que a atenção ficasse toda voltada para a ação que estava sendo executada naquele momento.
Nomalmente, no dia a dia, nós executamos as tarefas com muita rapidez, completamente distraídos e perdemos uma oportunidade fantástica de acalmar a mente e criar uma abordagem diferente para as atividades que consideramos chatas e rotineiras. Vamos tomar como exemplo a atividade de lavar a louça. E se você reduzir a marcha e mergulhar na experiência sensorial de estar na pia? Muitas pessoas descobrem que podem enriquecer suas vidas ao tornarem-se mais conscientes das suas ações diárias.
O estado de presença requer acalmar nossa mente, e focar nossa atenção total naquilo que estamos realizando no momento. A mente vai se tornando nossa aliada, não mais um emaranhado de pensamentos tomando toda nossa atenção e reduzindo drásticamente a qualidade da nossa vida. Quanto mais presença, menos stress, menos ou nenhuma possibilidade de cometer erros e um aumento considerável da consciência sobre nós e nossas atitudes. Veja algumas dicas para tornar-se mais presente e consciente de suas tarefas:
Foque no que esteja fazendo. Quando lavar a louça, por exemplo, use seus sentidos. Note o peso de cada objeto...como sente a água na sua pele, como a espuma cria sensações nas suas mãos. Respire profundamente enquanto trabalha. Observe toda beleza da decoração, existente na sua cozinha, todas as pequenas coisas ao seu redor, como um vaso de flores ou um vidro de temperos.
Sinta-se curioso. Quanto mais envolvido estiver nas tarefas, mais sensações vai experimentar com os 5 sentidos e menos tediosa a tarefa vai ser. Você fica aberto as coisas ao seu redor, sente-se curioso e muito mais vivo.
Liberte sua mente de pensamentos estressantes. Quando aguça seus sentidos dessa forma, poderá se encontrar num estado de agradável concentração, que é chamado de "estar no fluxo". Neste estado mental, é difícil ter pensamentos desagradáveis. Este tipo de consciência também eleva sua criatividade e intuição. As louças ficam limpas, em menos tempo e você se sente bem durante todo o processo.
Da próxima vez que realizar qualquer atividade, lembre-se que pode transformá-la em uma obra de arte, imprimindo sua atenção e personalidade em tudo que faz. Tudo poderá se transformar numa brincadeira, numa terapia, numa oportunidade de sair dos labirintos mentais ilusórios e retornar para o local onde a vida acontece, o único lugar em que você pode criar tudo que quiser e onde você existe verdadeiramente: o momento presente!
Terapeuta Holística
Seguindo teu Blog! Adorei a postagem, realmente a abordagem deste tema vem de encontro a uma realidade que vivenciamos diariamente! E como seria bom desenvolver essa capacidade de perceber e sentir melhor as atividades de nosso dia a dia! Bjs
ResponderExcluirhttp://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/