Web Toolbar by Wibiya

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Prática para aquietar a mente


Uma das principais questões que afligem a humanidade hoje é a dificuldade em aquietar a mente e sair de seu ciclo interminável de preocupações, memórias, medos e monólogos. Tem sido um ponto comum entre meus clientes e apesar de parecer difícil, tudo que é necessário é uma prática diária que vai te colocando novamente no controle e estabelecendo um novo padrão neural.

A prática em questão é extremamente simples, mas poderosa. Se levada a sério, vai aos poucos te transportando para um estado de plenitude nunca antes experimentado, portanto, seja paciente com você mesmo e siga os passos abaixo.

Encontre um local tranquilo, onde você possa se deitar ou sentar confortavelmente ao som de alguma música própria para relaxamento. Mantenha o som num volume ideal para não se sobrepor ao exercício. 

Inspire e expire algumas vezes para relaxar seu corpo e sua mente.

Conecte-se com sua respiração. Quando foi a última vez que se conectou com sua respiração? É algo tão corriqueiro, mas é a melhor forma de acalmar a mente. Neste exercício não tente controlar a respiração, simplesmente deixe ela fluir naturalmente e torne-se um observador imparcial.

Traga seu foco para a inspiração. Torne-se consciente do ar que entra pelo seu nariz e percorre suas vias respiratórias. Sinta a expansão do abdômen conforme o ar preenche os pulmões. Perceba a pausa, o silêncio que existe entre a inspiração e a expiração.  Este silêncio e quietude é o que você está buscando, tanto fisicamente como mentalmente. Agora foque na expiração. Quais as sensações que você sente conforme o ar sai do seu corpo? Novamente note a pausa entre a inspiração e expiração, aquele momento de silêncio e quietude.

Faça isso por alguns minutos para permitir seu corpo e mente de relaxarem profundamente. Agora você já tem uma ideia do que o silêncio mental se parece, e é bastante relaxante não é?

Conforme os ruídos mentais diminuem você irá contar até 10 em cada meia respiração, um na inspiração, dois na expiração, três na inspiração e assim sucessivamente até chegar a 10 (repita quantas vezes quiser). Lembre-se de não controlar o ritmo da respiração, simplesmente deixe fluir naturalmente e notando os espaços entre cada respiração.

No começo, será difícil conseguir evitar que os pensamentos se intrometam na prática, e interrompam a contagem. Mas está tudo bem. Apenas torne-os parte da meditação, sendo um observador silencioso dos ruídos mentais, note-os, e depois retorne a prática. Sempre que um pensamento surgir, inicie a contagem novamente.

A próxima fase é contar até 10 em cada respiração completa.Quando tiver dominado a mente contando até 10 em cada meia respiração, comece a contar cada respiração completa (inspira e expira 1, inspira e expira 2, inspira e expira 3 e assim por diante). Continue focando nos espaços entre cada inspiração e expiração. Agora o desafio é um pouco maior, mas vai te proporcionar um auto controle incrível.

Quanto mais fizer este exercício, mais confortável vai se sentir com o silêncio e a quietude mental. E então será fácil tornar este silêncio uma parte da sua rotina e prática espiritual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...