Por: Christie Marie Sheldon
Todos sonham em ter uma relação saudável com a pessoa "perfeita". Muitas pessoas têm uma, mas outros lutam com padrões disfuncionais e outros estão presos em um barranco onde estão confortáveis, mas não totalmente felizes.
Como ter um relacionamento saudável
A chave é esta: você NÃO pode mudar ninguém ou moldá-los em sua idéia de uma versão perfeita de si mesmos. A única pessoa que você pode mudar é você mesmo, e isso é a chave para a criação de uma relação saudável.
Aqui estão algumas maneiras de melhorar a si mesmo e inspirar o seu parceiro para evoluir junto com você, ou passar para uma relação mais saudável, mais significativa:
1. Comunicação aberta, honesta. Este é o lugar onde a maioria dos relacionamentos quebram. Não é necessariamente por falta de falar, mas as expectativas e as perspectivas são diferentes, e um ou ambos não estão comunicando exatamente o que é necessário e desejado. Dicas para melhorar a comunicação:
- Não se feche: fale quando algo está incomodando; fale quando você tem uma idéia para compartilhar; fale quando você está feliz; fale quando você quiser dizer algo agradável. Não espere que o seu parceiro seja um leitor de mentes!
- Ouça o que diz o seu parceiro! A arte de escutar é uma habilidade aprendida. Nós estamos muitas vezes tão envolvidos no que queremos comunicar, que não deixamos espaço mental suficiente para o que a outra pessoa está tentando comunicar de volta.
- Respeite seu parceiro: lembre-se, você não pode mudar ninguém. Seu parceiro tem crenças que são reais e válidas, assim como as suas. Veja o seu parceiro de uma perspectiva de compaixão e compreensão.
2. Estabeleça limites saudáveis. Estes não são feitos para fazer você se sentir engaiolado ou constrangido de alguma forma, e eles não querem dizer que você não confia no seu parceiro - eles apenas deixam seu parceiro saber com o que você está confortável e com o que você espera de um relacionamento. Eles permitem que vocês permaneçam dois indivíduos inteiros, enquanto criam uma parceria feliz:
- respeite a privacidade uns dos outros, incluindo senhas de e-mail e de telefone celular;
- permitir que cada um tenha seu momento com os amigos - noite das meninas, noite dos rapazes, etc;
- manter a comunicação aberta sobre as preferências e desejos sexuais;
- respeitar e apoiar os interesses e metas uns dos outros.
3. Mude sua perspectiva. Todos nós vemos o mundo de uma maneira totalmente diferente: o velho ditado, "a beleza está nos olhos de quem vê" não poderia ser mais verdadeiro! O que você acha excitante, seu parceiro pode perceber como aterrorizante. O que você acha interessante, ele pode ver como chato. O que você encontra revigorante, ela pode achar cansativo. Portanto, não assuma que os dois vejam "olho a olho" em tudo, porque vocês tem crenças e visões de mundo exclusivos. O que é verdade para você pode não ser necessariamente verdade para o outro. Sempre que puder, coloque-se no lugar do seu companheiro.
4. Melhore a si mesmo. Se existe algo sobre o seu parceiro que incomoda você. Considere que ele ou ela é um espelho para quem você é. É claro que são duas pessoas e você pode pensar que vocês são totalmente opostos ... mas se você notar algo que o irrita fortemente sobre o seu parceiro, faça uma introspecção e veja por que isso te incomoda, pode haver alguma suspeita de que o traço (ou seu oposto) dentro de você, pode apontar para uma área que você precisa trabalhar dentro de si mesmo! Por exemplo: se você é bagunceiro e desorganizado e seu parceiro tem mania de limpeza, que não pode ficar uma mancha de poeira na casa, considere que talvez vocês dois estejam nos extremos opostos de uma mesma coisa - dois lados da mesma moeda - e um lugar melhor esteja em algum lugar no meio, onde a limpeza é importante, mas não obsessiva. Faça um esforço para chegar a esse meio termo.
5. Encontre tempo para o outro. É fácil de ser sugado para uma rotina de trabalho e afazeres (e filhos, se os tiver) e negligenciar o outro. Mas a distância que isso cria pode puxá-los para além do ponto em que vocês começam a levar vidas separadas completamente e esquecer porque se apaixonaram em primeiro lugar. Uma noite romântica toda semana ajuda, e se puder, reserve um tempo para desfrutar juntos de atividades regulares (e não apenas com a família, mas entre vocês).
6. Esteja interessado nas atividades de seu parceiro, paixões, objetivos, saúde e família. Um relacionamento é feito para impulsionar ambos para se tornarem o melhor que podem ser. Apoiar realizações de seu parceiro e até mesmo se você não está nem um pouco interessado nessas realizações para si mesmo, mantenha uma mente aberta e aprenda o que puder sobre o que acende o fogo do seu parceiro.
7. Eleve a sua vibração. Condicionamentos passados negativos podem prendê-lo em uma vibração energética relativamente baixa. O que aconteceria se você elevar sua vibração? Você vai afetar positivamente as pessoas ao seu redor (mais notavelmente o seu parceiro), você se tornará um ímã para as coisas boas da vida, e a vida se tornará mais alegre do que você pode imaginar agora mesmo!
8. Medite e mantenha um diário. Essas são poderosas formas de conhecer a si mesmo e pensar com mais compreensão e compaixão.
Alguns dos comportamentos do seu parceiro podem ser estranhos e peculiares, mas eles podem ser cativantes e até mesmo valiosos (mesmo se você é o oposto total). Aproveite essas diferenças - elas adicionam tempero ao seu relacionamento!
No entanto, esteja ciente de quaisquer sinais de desrespeito. Este é um sistema de alerta precoce: o desrespeito pode se tornar abuso. Se você notar os primeiros sinais de que seu relacionamento não é saudável, procure ajuda imediatamente. É fácil varrer comportamentos controladores, abusivos para debaixo do tapete, mas isto pode se tornar perigoso: forçando, exigindo saber suas senhas, insultos, ciúmes, humilhação, acusações e retenção de carinho não são nada mais do que alguém tentando exercer seu poder sobre você. Eles não são amorosos ou respeitosos, e podem escalar para formas superiores de abuso.
Fonte: loveorabove.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.