Por: Christie Marie Sheldon
Bem-estar espiritual desempenha um papel muito maior na sua vida do que você pode pensar. Refere-se a uma compreensão de sua verdadeira natureza - quem você é, de onde você veio, para onde está indo e por que você está aqui. Propósito e bem-estar espiritual andam de mãos dadas.
Como está sua saúde espiritual? Você sente um senso de propósito? Alegria? Compromisso? Paz interior? A sua perspectiva sobre a vida é positiva ou negativa? Você se sente desamparado, sem esperança ou vazio? Você é apático, ansioso e sente que não tem controle sobre sua vida?
Pensamentos e sentimentos negativos podem ser resultado de uma pobreza espiritual.
Um anseio por significado e propósito pode deixá-lo frustrado e infeliz - ou espiritualmente doente - sem você ser capaz de identificar por que está se sentindo "fora".
Se você sente que sua vida está fora de equilíbrio, que não está em harmonia consigo mesmo e com os outros, você pode considerar alguma forma de prática espiritual para recuperar o seu sentido de paz interior e propósito.
Estudos têm mostrado que o envolvimento espiritual ou religioso estava diretamente ligado a uma melhor saúde física, emocional e mental em idosos - particularmente notáveis em torno dos feriados, quando muitas pessoas podem sucumbir à depressão grave e o índice de morte de idosos dispara.
O que te preenche espiritualmente?
Bem-estar espiritual pode ter significados diferentes para pessoas diferentes. Se você é um membro de uma tradição religiosa, então você encontra conforto e compreensão através de seus ensinamentos, você está bem espiritualmente quando tiver encontrado o seu lugar ou o sentido da vida através dos ensinamentos de sua fé.
Se você é mais feliz na Natureza, você descobre que melhor compreende a si mesmo em termos de seu lugar no mundo natural e em maior escala, o universo. Para alguns, um passeio no bosque é tão perto de Deus como eles podem chegar como seres físicos. Para outros, pode ser a presença de animais ou plantas em suas vidas.
Se você encontrar significado e propósito através do serviço aos outros, então você vive em um estado de harmonia consigo mesmo e com o mundo quando você está feliz envolvido em tais atividades. Você encontrou seu lugar no mundo através do serviço. O voluntariado, ativismo atividades em grupo (clubes, sociedades, etc) social ou de defesa, e, conscientemente, contribuindo para a sociedade são apenas algumas maneiras de sentir bem-estar espiritual, se é isso que 'mexe' com você.
Uma religião organizada, com uma forte tradição espiritual pode proporcionar os conhecimentos e ensinamentos que você precisa para levá-lo para um lugar de paz e entendimento, ou, você pode sentir-se intensamente repelido pela religião organizada. Não sinta que você não vai satisfazer as suas necessidades espirituais, se você sente em seu coração que não é certo para você se tornar parte de uma religião!
O espírito mente / corpo / precisa estar em equilíbrio para que você possa viver uma vida saudável e completa - mas o que é "equilíbrio" e "correto" para uma pessoa pode não ser para outra. Por exemplo, aqueles que parecem ser dedicados a ganhar dinheiro e viver uma vida de luxo podem não ser espiritualmente realizados - e ainda, eles podem ser! E se o seu trabalho cria uma vida melhor para os outros, ou ajuda o meio ambiente - para eles, longas horas são espiritualmente gratificantes e se seus esforços lhes permitem usufruir as coisas boas da vida, então quem vai julgar isso? Obviamente, nem todo mundo que é rico é espiritualmente realizado - mas eles não são necessariamente espiritualmente pobres também. A prova está na sua felicidade e sentimento de realização.
O ponto é este: quando você está procurando bem-estar espiritual e equilíbrio em sua própria vida, olhe para dentro. Não se compare com os outros. Você pode não sentir-se satisfeito fazendo trabalho voluntário porque seus talentos estão melhor colocados em algum outro uso que é gratificante e significativo para você, como partilhar os seus talentos criativos, ensino, etc - por isso não deixe que os outros lhe digam que você tem que fazer trabalho voluntário ou qualquer outra atividade (incluindo assistir a serviços religiosos), a fim de estar espiritualmente bem!
Bem-estar espiritual - o que quer que isso significa para você - tem um enorme impacto sobre a qualidade da sua vida. Se você não tem certeza de como você deve prosseguir para satisfazer suas necessidades espirituais, algum tempo passado em contemplação (ou oração, se quiser) vai ajudar. Meditação, estar na natureza, ou a oração em um lugar sagrado pode apontar na direção que é certa para você.
Se algo chama a sua atenção e ressoa com você, explore-o ainda mais. Se não, não se obrigue a fazê-lo só para agradar a sua família ou qualquer outra pessoa. Cada um de nós tem um propósito único e um caminho único. Você tem o direito de escolher o seu caminho de realização espiritual e de bem-estar para que você possa melhor compartilhar seus talentos e fazer uma contribuição significativa!
Algumas maneiras de ajudar a melhorar o seu bem-estar espiritual:
- Tire um tempo para si mesmo todos os dias. Faça aquilo que gosta, o que é significativo para você, ou apenas "seja" com você mesmo em meditação, oração, contemplação, ou uma atividade que te faz feliz.
- Esteja aberto a experiências espirituais - elas são muitas vezes inesperadas e se você permitir elas são muito poderosas.
- Cultive uma mente aberta. Isso significa sem julgamento (lembre-se o exemplo da pessoa que parece estar focado em fazer alguns milhares de dólares e ainda está muito satisfeito espiritualmente ...)
- Pratique o perdão, compaixão e compreensão.
- Não reclame, culpe, dê desculpas ou faça fofocas.
- Esteja aberto a todas as experiências, boas e ruins. Dor e tristeza fazem parte da vida. Se você trabalhar em ver o bem em tudo o que acontece - o aprendizado - você estará muito melhor espiritualmente do que se você gastar sua energia focado no ruim.
- Ore, medite e se permita estar aberto para o incognoscível. Explore os 'limites' de sua mente, aprenda a conhecer, entender, num nível intuitivo ao invés de lógico (algumas coisas, como 'infinito' não podem ser compreendidos pelo pensamento lógico).
- Viva com alegria. Você não está nesta vida para queixar-se, preocupar-se e culpar-se. Você está aqui para criar uma vida alegre e significativa.
Fonte: Love or Above
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.