Web Toolbar by Wibiya

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Osho: A meditação pode me ajudar a ser feliz?

Por: Osho

Comigo, a felicidade vem em primeiro lugar, a alegria vem primeiro.

Muitas pessoas vêm a mim e dizem que são infelizes, e elas querem que eu lhes passe alguma meditação. Eu digo: primeiro, a coisa básica é entender por que você está infeliz. E se você não remover as causas básicas de sua infelicidade, eu posso lhe dar uma meditação, mas que não vai ajudar muito, porque as causas básicas permanecem lá.

O homem pode ter sido um belo e bom dançarino, e ele está sentado em um escritório, acumulando arquivos. Não há possibilidade para a dança. O homem pode ter gostado de dançar sob as estrelas, mas ele simplesmente vai acumulando um saldo bancário. E ele diz que está infeliz: Dê-me alguma meditação .... Eu posso dar-lhe! mas o que é que a meditação vai fazer? o que é que ela deve fazer? Ele continuará a ser o mesmo homem: acumulando dinheiro, sendo competitivo no mercado. A meditação pode ajudar desta forma: ela pode deixá-lo um pouco mais relaxado para fazer este absurdo ainda melhor.

Isso é o que a Meditação Transcedental está fazendo a muitas pessoas no Ocidente e este é o apelo da MT, porque Maharishi Mahesh Yogi continua dizendo, "Ela vai fazer você ser mais eficiente em seu trabalho, ela vai fazer você ser mais bem sucedido. Se você é um vendedor, você vai se tornar um vendedor mais bem sucedido. Ela lhe dará a eficiência. "E os ocidentais são quase loucos com a eficiência. Você pode perder tudo só por ser eficiente. Por isso, o apelo.

Sim, ela pode ajudá-lo. Pode te relaxar um pouco, é um tranquilizante. Com a constante repetição de um mantra, através da contínua repetição de uma determinada palavra, muda a química do cérebro. É um tranquilizante, um som tranquilizante. Ela ajuda você a diminuir o estresse, para amanhã, no mercado você ser mais eficiente, mais capaz de competir, mas isso não muda você. Não é uma transformação.

Você pode repetir um mantra, você pode fazer uma certa meditação, que pode ajudá-lo um pouco aqui e ali, mas só pode ajudá-lo a manter-se tudo o que você é.

Por isso, o meu apelo é apenas para aqueles que são realmente ousados, atrevidos, que estão prontos para mudar seu padrão da vida, que estão prontos para apostar tudo porque na verdade você não tem nada para colocar risco: só sua infelicidade, a sua miséria. Mas as pessoas se agarram até mesmo a isso.

O que mais você tem para colocar em risco? Apenas a miséria. O único prazer que você tem é de falar sobre isso. Olhe para as pessoas falando sobre sua miséria: quão felizes elas se tornam! Elas pagam para isso: elas vão para psicanalistas para falar sobre sua miséria, elas pagam por isso! Alguém ouve com atenção; elas estão muito felizes. As pessoas continuam falando sobre sua miséria de novo e de novo e de novo. Elas até exageram, elas decoram, elas fazem parecer maior. Elas fazem parecer maior que seu tamanho real. Por quê? Você não tem nada para colocar em jogo. Mas as pessoas se apegam ao conhecido, ao familiar. A miséria é tudo o que elas sabem, que é a sua vida. Nada a perder, mas com tanto medo de perder nada.

Comigo, a felicidade vem em primeiro lugar, a alegria vem primeiro. Uma atitude celebrativa vem em primeiro lugar. Uma filosofia de afirmação de vida vem em primeiro lugar. Divirta-se! Se você não pode desfrutar do seu trabalho, mude. Não espere, porque todo o tempo que você está esperando você está esperando Godot. Godot nunca vai vir. Quem simplesmente espera e desperdiça sua vida. Para quem, pelo que você está esperando? Se você ver o ponto, que você é miserável em um certo padrão de vida, então todas as velhas tradições dizem: Você está errado. Eu gostaria de dizer: O padrão é errado. Tente entender a diferença de ênfase.

Você não está errado! Apenas o seu padrão, a forma como você aprendeu a viver é errado. As motivações que você aprendeu e aceitou como suas não são suas, elas não cumprem o seu destino. Elas vão contra o seu grão, elas vão contra o seu elemento ....

Lembre-se: ninguém mais pode decidir por você. Todos os mandamentos deles, todas as suas ordens, todas as suas moralidades, são apenas para matá-lo. Você tem que decidir por si mesmo. Você tem que tomar sua vida em suas próprias mãos. Caso contrário, a vida continua batendo na sua porta e você nunca está lá, você está sempre em outro lugar.

Se você estava indo ser um dançarino, a vida vem desta porta porque a vida acha que você deve ser um dançarino até agora. Ela bate lá, mas você não está lá, você é um banqueiro. E como a vida haveria de esperar que você se tornasse um banqueiro? O divino vem a você da maneira que queria que você fosse, ele conhece apenas esse endereço - mas você nunca é encontrado lá, você está em outro lugar, se escondendo atrás da máscara de alguém, nas vestimentas de alguém, sob o nome de outra pessoa.

O divino pode encontrá-lo em apenas uma forma, apenas de uma forma ele pode encontrá-lo, e este é o seu florescimento interior: como ele queria que você fosse. A menos que você encontre a sua espontaneidade, a menos que você encontre o seu elemento, você não pode ser feliz. E se você não pode ser feliz, você não pode ser meditativo.

Por que essa idéia - de que a meditação traz felicidade - surge na mente das pessoas? Na verdade, onde quer que elas encontraram uma pessoa feliz também sempre encontraram uma mente meditativa. Elas tornaram-se associadas. Sempre que elas encontraram a bela essência meditativa em torno de um homem, sempre acharam que ele era tremendamente feliz, vibrante, com felicidade, radiante. Eles se tornaram associados. Eles pensaram: A felicidade vem quando você está meditativo.

Era só o contrário: a meditação vem quando você está feliz. Mas, para ser feliz é difícil e aprender a meditar é fácil. Para ser feliz significa uma mudança drástica em seu modo de vida, uma mudança abrupta, porque não há tempo a perder. Uma mudança repentina, um choque súbito de trovão ... uma descontinuidade.

Isso é o que eu quero dizer com sannyas: uma descontinuidade com o passado. Um choque repentino do trovão, e você morre para o velho e começa de novo, do ABC. Você nasceu de novo. Você de novo começa a sua vida como você teria feito se não tivesse havido nenhum padrão imposto por seus pais, por sua sociedade, pelo Estado, como você teria feito, deveria ter feito, se não tivesse havido ninguém para distraí-lo. Mas você estava distraído. Você tem que soltar todos os padrões que foram forçadas em você, e você tem que encontrar a sua chama interior.

3 comentários:

  1. Mas é a minha cara o artigo mesmo! KkkKkkkkk
    Todos os elementos da minha vida estão presentes no texto. Tenho que refletir. Levei mais um solavanco da Supra me dizendo "acorde para mais este aspecto!"

    Obrigado pela recomendação Schê!

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá,Estou procurando ajuda. Tenho um problema pessoal me sério que está afetando minha vida de um modo geral. Não consigo sair do lugar, não sei pra onde ir.Tive uma criação mto rígida, fui criada cheia de mitos e medos, tornei-me uma pessoa insegura. Há um ano saí de um casamento de 24 anos, já não suportava mais tanta pressão. Sempre fui boa mãe e boa esposa, mas nunca fui a esposa e nem a mãe. Nunca fui disciplinada nas minhas atividades escolares. Mas sempre me dediquei bem ao trabalho. Nunca me preocupei também com o futuro, fazer uma boa escola, ter um trabalho seguro, pois me segurei no casamento que seria pra sempre. Hj, não me sinto preparada pra enfrentar o mercado, quase não dou conta de me sustentar. Perdi um contrato de trabalho de 3 anos, e com isso minhas contas estão ficando sem pagar. Achei que minha auto estima estivesse bem, mas tenho muitos altos e baixos e sempre me pego chorando, preocupada com isso. Preciso sair desse desconforto, mas nãosei como fazê-lo, a meditação pode ajudar? Não posso pagar uma psicóloga, o que seria ideal no meu caso.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vera! Que bacana, apesar do medo e das dificuldades você está se libertando e a vida sempre apoia todo movimento, toda mudança. A nossa mente que acaba interferindo por conta de todas as crenças e programações limitantes que carregamos. Mas tudo isso é ilusão e a meditação de qualquer forma, ajuda nessa compreensão.

    Recomendo que leia os artigos da Christie Marie Sheldon que tenho postado no blog, os vídeos de Eckhart Tolle também são ótimos. E faça esse exercício para processar o medo:http://despertandodeuses.blogspot.com.br/2011/12/exercicio-de-processamento-do-medo.html

    Também trabalho com uma técnica de cura à distância, pode ser interessante pra você: http://sagrade.blogspot.com.br/p/trf-cura-distancia.html

    Grande abraço,

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...